terça-feira, 28 de setembro de 2010

Curiosidades do mundo do vinho II

Enólogo\Enófilo\Sommelier

Uma dúvida comum a muitas pessoas que estão se iniciando no mundo do vinho é diferenciar os profissionais que trabalham com vinho e as pessoas que admiram vinho.
Enologia é uma ciência que estuda os aspectos relativos ao vinho desde o plantio das uvas, análise do solo, colheita, separação, produção até o engarrafamento, envelhecimento e venda. No Brasil existe três faculdades de enologia: em Bento Gonçalves, em Petrolina em Pelotas.
O sommelier por sua vez, é o profissional especializado em vinhos que trabalha em restaurantes orientando os clientes sobre os vinhos disponíveis, elaborando as cartas de vinho, harmonizando os pratos com os vinhos da carta e cuidando de todos os aspectos relacionados ao vinho nos restaurantes.
Enólogo: profissional do vinho graduado com nível superior.
Enófilo: amante do vinho que procura informar-se por prazer e curiosidade.
Sommelier: profissional especializado em vinhos sem graduação superior.

Agora não dá para errar mais....rsrsrs... Até!

Curiosidades do mundo do vinho...

O La Romanée-Conti é o vinho mais cobiçado do mundo. Sua história de onze séculos se confunde com a da Borgonha, uma das mais antigas e importantes regiões vinícolas do Planeta. A denominação La Romanée é uma referência aos romanos que, ao chegarem à Borgonha, já encontraram videiras plantadas. Em 1760, o já famoso vinhedo foi vendido para Louis-François de Bourbon, o príncipe de Conti. Em 1793, Conti foi preso pela Revolução Francesa. A denominação Romanée-Conti só surgiu em 1794.
Em 1911, La Romanée-Conti foi adquirido pela família Villaine, atual proprietária. Durante a II Guerra, os produtos químicos e a mão-de-obra necessária para proteger o vinhedo da phylloxera - praga que ataca as raízes - sumiram. As vinhas definharam e foram arrancadas; foram plantados enxertos (cavalos) ou raízes americanas enxertadas, resistentes à praga. O vinho deixou de ser produzido de 1946 a 1952. Romanée-Conti de safras até 1945 vale fortunas, podendo passar dos 40 mil dólares a garrafa. Vai degustar? Não se esqueça de me convidar!

sábado, 25 de setembro de 2010

Só pra refletir...

"O que você ganha por atingir os seus objetivos é tão importante quanto o que você se torna por atingí-los" Henry Thoreau
Vou dormir, boa noite!

"É parte da cura o desejo de ser curado" Sêneca

Fotografei este quadro no Café da livraria Saraiva em Salvador. A frase de Sêneca é pura verdade. A sua profundidade folisófica nos impõe inevitáveis reflexões e nos traz um importante aprendizado. Au revoir!  

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Carlos Gardel Cover com Parrillada

Se você gosta de tango e aprecia a obra de Carlos Gardel, estando em Buenos Aires, experimente ir ao bairro de San Telmo, seguramente o mais antigo de lá, onde você vai poder assistir um legítmo tango de rua e visitar uma grande feira de antiguidades. Mas tem que ser aos domingos. Depois, procure saber onde haverá show de Ezequiel Camacho.  É cantor de tango de primeira categoria e a sua voz é bastante parecida com a de Carlos Gardel. Você assiste o show almoçando. O prato tradicional é a parrillada (churrasco argentino servido em grelhas chamadas parrillas). O programa é bacana. Vale a pena você conferir! Até mais!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

"Nunca penso no futuro, ele chega rápido demais." (Albert Einstein)

Aqui, aos 19 anos, muitos sonhos a realizar, poucos obstáculos a imaginar. Hoje, jovem há mais tempo, vejo pelas mesmas lentes um mundo diferente, tanto quanto diferente me tornei. Bom, chega de filosofia....boa noite e até mais!

sábado, 11 de setembro de 2010

Outro livro bom....eu aconselho....

Eu gosto e me divirto bastante com os casos contados por Sebastião Nery. Jornalista e articulista político, baiano de Jaguaquara, testemunha ocular de grande parte da história conteporânea do Brasil. No livro "A Nuvem" ele conta 50 anos dos bastidores da história do Brasil, vivida por ele mesmo. Vale a pena ler.

Para aqueles que apreciam a arte de degustar vinhos...

Para aqueles que gostam de degustar vinhos, sugiro a leitura do livro de Enrico Bernardo "Arte de degustar o vinho" . Ele foi considerado o melhor sommelier do mundo aos 27 anos. A linguagem utilizada no livro é bastante simples. Vale a pena ler!

Pra relaxar...

Olá! Essa foto foi tirada do Forte de São Marcelo, em Salvador, pegando uma bela vista das cidades Alta e Baixa. Simplesmente fantástica! Até!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Baía de Todos os Santos - A melhor vista de Salvador

Vista impagável do Solar do Unhão - Av. Contorno - Salvador-BA.
À propósito, existe um restaurante francês na Rua do Gamboa de Cima, à esquerda na foto, (no bairro dos Aflitos) chamado Chez Bernard, que nos traz a melhor vista de Salvador, na minha opinião. É uma vista fantástica de 180 graus para a Baía de Todos os Santos. É o mais antigo restaurante francês da Bahia e serve um profiterole ao chocolate que não conheci igual. Vale a pena conhecer! 

Foto de Carlos Henrique

Eu

Aqui eu tinha apenas 8 anos (1976). Lembro-me exatamente do dia em que tirei essa foto. Fui acompanhado do meu tio Wellington a um pequeno estúdio de fotos, no bairro onde eu morava.

sábado, 4 de setembro de 2010

São Salvador da Bahia de Todos os Santos

Bem-vindo a Salvador
Coração do Brasil!
A cidade de luz e prazer ...

Tão longe, tão perto!

Essa é a minha vó "yaya". A foto é de 1935 - Cachoeira/Ba. Ela estava às vesperas do seu casamento com o meu avô. Ela faleceu em 1981, quando eu era ainda criança. Foi um exemplo de mulher, que perdeu o meu avô muito cedo e sustentou  os três filhos com muita dificuldade. Ela me deixou um grande exemplo a ser seguido. Já são quase 30 anos sem ela, mas parece que foi ontem que ela se foi, tão presente que se encontra na minha memória. Saudades!!! 

"Quando não se sabe para onde se vai, nunca se vai muito longe" Geothe


Essa foto eu tirei no Parque da Cidade no bairro do Itaigara em Salvador. Em uma das minhas caminhadas matinais, ao me deparar com esta imagem, me veio a frase de Geothe.

Foto de Carlos Henrique

O que adianta ter dinheiro e não saber viver?

Não admiro os que têm muito dinheiro. Gosto das pessoas que têm bom gosto. Ter bom gosto não está ligado a ter um hábito sofisticado ou refinado. Tem haver com a originalidade. Isto significa estar dissociado do modismo, dos hábitos condicionados pela sociedade do consumo, que parece oferecer passaportes para o mundo dos não excluídos. O tal anfíbio da Lacoste diz mais sobre a pessoa que o carrega do que a sua própria identidade.
Todavia, devo reconhecer que, em alguns casos, o bom gosto se confunde com o mais caro. Mas aí não há o que se fazer. O céu é o limite, meus amigos. 
Admiro sim, as pessoas que sabem viver. Admiro àqueles que têm sede de conhecimento, de cultura, de conhecer o desconhecido. Degustar um bom vinho, conhecer outras culturas, viajar, conhecer cada canto deste planeta, cada esquina da sua cidade, para mim é fundamental. Afinal, o que adianta ter dinheiro e não saber viver?

The first time

Olá! Este blog é um espaço onde escreverei sobre temas diversos, no campo pessoal, no campo profissional, sem um padrão a ser seguido. Espero que você goste. Um beijo no coração!